domingo, 3 de agosto de 2008

Theeviravaathi - Terrorista த டெரரிஸ்ட்

Theeviravaathi - Terrorista
Em tamil: த டெரரிஸ்ட்
Jogos políticos levam à morte no Estado de Tamil Nadu
Elenco: Ayesha Dharker, Parmeshwaran, Vishwas, Sonu Sisupal, K.Krishna, Gopal.
Gênero: Político, Ação, Drama.
Áudio em tamil, legendas em inglês ou português.
Primeiro filme em tamil legendado em português, é parte do cinema paralelo regional indiano. Dirigido por Santosh Sivan, o mesmo diretor de Asoka, filme com o astro Shahrukh Khan, lançado em DVD no Brasil. Produzido por Jonh Malkovich, que assistiu o filme pela primeira vez em 1998, no Festival Internacional do Cairo, e resolveu bancar o seu relançamento na Índia e em outros países.
A estória é levemente inspirada no assassinato de Rajiv Gandhi. Ele era um político proveniente de uma ilustre família de líderes nacionalistas indianos, filho mais velho da primeira mulher que chegou a ocupar o cargo de Primeira Ministra na Índia, Indira Gandhi (não são parentes do famoso líder Gandhi, apenas têm o mesmo sobrenome).
Em 1991, Rajiv Gandhi apoiava um político membro do Partido Comunista Unido da Índia, durante as eleições para o Parlamento, pelo Estado de Tamil Nadu. Ele foi morto durante um ataque suicida de uma mulher bomba. O assassinato foi atribuído à uma membro dos Tigres da Libertação do Tamil Eelam, Liberation Tigers of Tamil Eelam (LTTE), grupo terrorista que luta contra o governo do Sri Lanka desde 1970. É uma organização política armada que tem como objetivo a autodeterminação do povo tamil por meio da criação, no nordeste da ilha de Sri Lanka, de um Estado denominado 'Tamil Eelam'. Com uma cinematografia belíssima e ritmo lento, por via de flashbacks, a estória de Malli (Ayesha Dharker) é contada. 
A família dela já era simpatizante da causa tamil, e após o assassinato do irmão, ela dedica sua vida à luta armada. Após mostrar competência em inúmeras missões, ela é selecionada para um ataque suicida a um famoso político indiano. Recebe as instruções de seu líder (Sonu Sisupal), e viaja pelas selvas indianas, guiada por um habitante local, Lotus (Vishwas), adolescente órfão que conhece cada trilha e passagem da natureza marcada pela guerra, onde qualquer passo em falso pode levar à morte, através da explosão de uma mina. 
Ao chegar ao próximo posto, Malli encontra os seus companheiros, e eles decidem que ela deve alugar um quarto na casa de Vasu (Parmeshwaran). Ele é um agricultor solitário, que passa a tratá-la como filha. Vasu tem muitas estórias para contar, e num ambiente repleto de carências, afetos e recordações, Malli descobre que está grávida. Nesse momento sua frieza é abalada pela maternidade, e a perspectiva da vinda de uma criança colore seus planos de morte. O diretor Santosh Sivan filmou cenas intimistas para mostrar o que se passa dentro da mente de um terrorista suicida, e deixa as motivações políticas em segundo plano. 
T
T
"A execução é necessária.
Aquele VIP está bloqueando os nossos movimentos.
Desta vez não deveremos perder.
Fogo!
Vamos lá levar a nossa decisão até o fim.
Precisamos de uma suicida como voluntária.
Escolhe uma moça do Campo 14.
Qualquer uma de vocês pode ser escolhida.
A escolhida irá conhecer e almoçar com o nosso líder
e embarcar na missão abençoadamente.
Anuradha.
- Priya. - Tara.
- Sumitra. - Malli.
Dezessete anos.
- Vinte. - Dezessete.
- Dezenove. - Dezoito.
Cinco anos de experiência.
Treinada em vários campos. Agora no Campo 14.
Estive três anos no Campo 7. E estou no Campo 14 há dois.
Fui capturada uma vez.
Perdi o meu braço, na luta.
Estive presa durante dois anos, mas consegui escapar.
Havia uma criança no Jeep.
Por isso hesitei em carregar o disparador.
Não irá acontecer novamente.
Trinta operações, todas elas com sucesso.
Estou preparada para tudo. Eu quero me realizar.
Morrerei se preciso para conseguir. Eu preciso dessa oportunidade.
Mentalmente, me sinto forte. Lutarei até à morte.
O meu pai era um poeta nacionalista revolucionário.
'Oh camarada, não adormeças.
Podes dormir quando morreres.
Até lá, continues a lutar'.
'Se hoje a nossa carne funde-se com a nossa alma,
amanhã, este país há-de ser nosso'.
Me selecione. Essa missão será bem-vinda.
Eu quero morrer como uma mártir.
Não quero que a minha morte seja como outra qualquer.
Quero morrer em glória.
Eu darei a minha vida pelo meu país.
Sumitra tinha esperanças, mas...
Malli, você venceu.
Andem!
Um caminhão do exército vem a caminho.
Malli, você fica".

Nenhum comentário: