Festival de Cannes de 2005


A atriz indiana Nandita Das, na época famosa pelos filmes da diretora Deepa Mehta, Fire (Fogo - 1996) e 1947 Earth (1947 Terra - 1998), e pelo filme do diretor Jag Mundhra, Bawandar (Tempestade de Areia - 2000), e posteriormente Provoked (2007).
 
 
Ela foi convidada para fazer parte do corpo de jurados do Festival de Cannes de 2005. Acima, foto dela com os membros do corpo de jurados: a diretora francesa Agnes Varda, o diretor de Sarajevo Emir Kusturica, a atriz mexicana Salma Hayek, e a escritora americana Toni Morrison. Sessão de fotos da tarde do dia 11 de maio.
Acima, a atriz Aishwarya Rai na tarde do dia 11 de maio.
 
Noite de abertura, com a première do filme Lemming (Instinto Animal - 2005), do diretor francês Dominik Moll, no dia 11 de maio de 2005. Na foto, as atrizes Aishwarya Rai e Laeticia Casta.
Em 2005 a atriz belga Cécile de France foi a escolhida para ser a mestre de cerimônias da abertura do Festival de Cannes. A atriz Aishwarya Rai foi a escolhida para fazer o discurso de abertura em inglês, e o ator americano Alexander Payne fez o discurso de abertura em francês. Acima, da esquerda para a direira, Cécile de France, Aishwarya Rai e Alexander Payne.
 
 
Da esquerda para a direita, vê-se os diretores Agnes Varda e Emir Kusturica, a atriz Salma Hayek, o ator Javier Bardem, a atriz Nandita Das, e o diretor francês Benoît Jacquot, na noite de abertura do festival, no dia 11 de maio.
 
No dia 12 de maio Aish participou da première do filme do diretor americano Woody Allen, Match Point (Ponto Final - 2005).
 
Acima, foto da atriz Aishwarya Rai com a mãe, Vrinda Rai, e o pai, Krishnaraj Rai.
 
No dia 13 de maio, foi a première do filme Last Days (Últimos Dias - 2005), do diretor americano Gus Van Sant. Acima, da esquerda para a direita, foto do ator Javier Bardem, do marido da atriz Nandita Das, Soumya Sen, da filha do diretor Emir Kusturica, e ele mesmo abraçado com a atriz Nandita Das.
 
A atriz Nandita Das e seu marido Soumya Sen na première do filme Caché (2005), do diretor austríaco Michael Haneke, no dia 14 de maio.
Acima, o ator Jackie Chan e a atriz Mallika Sherawat. Eles foram à Cannes para a divulgação do filme The Myth (O Mito - 2005), em que a atriz participa fazendo o papel de uma princesa indiana.
Na foto acima estão os 3 principais personagens do filme: o ator Jackie Chan, e as atrizes Mallika Sherawat e Kim Hee-Seon. Sessão de fotos da tarde do dia 17 de maio.
Première do filme Broken Flowers (Flores Partidas - 2005), do diretor americano Jim Jarmush, no dia 17 de maio. Acima, da esquerda para a direita, foto do diretor de ascendência turca Fatih Akin, da diretora Agnes Varda, do diretor Emir Kusturica, da atriz Nandita Das, do ator Javier Bardem e da atriz Salma Hayek.
 
Festa em homenagem ao filme The Myth (O Mito - 2005), ocorrida na noite de 17 de maio. Acima, a atriz Mallika Sherawat e o ator chinês Tony Leung Chiu-Wai.
 
O filme é uma produção de Hong Kong, falada em inglês, pois Jackie Chan queria que ele fosse um sucesso internacional. Acima, sessão de fotos de Mallika em Cannes, na tarde do dia 18 de maio.
 
A atriz Mallika Sherawat e o ator Jackie Chan, na première do filme Sin City (2005), dos diretores americanos Robert Rodriguez e Frank Miller, no dia 18 de maio.
 
No dia 19 de maio foi a première do filme do diretor alemão Wim Wenders, Don't Come Knocking (Não venha bater na minha porta - 2005). Acima, foto da atriz Nandita Das e de seu marido Soumya Sen.
A cerimônia de fechamento do Festival de Cannes de 2005 foi no dia 21 de maio.
 
Acima, da esquerda para a direita, as atrizes Salma Hayek, Nandita Das, a escritora Toni Morrison e a diretora Agnes Varda.
Acima, da esquerda para a direita, Salma Hayek, Luc Dardenne, Emir Kusturica, Jean-Pierre Dardenne e Nandita Das, numa foto do dia 22 de maio. A Palma de Ouro (Palme D'Or) foi para o filme dos diretores belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne, L'Enfant (A Criança - 2005).
Em 2005, o diretor Vimukthi Jayasundara foi premiado com a Câmera de Ouro (Caméra D'Or). O filme Sulanga Enu Pinisa (A Terra Abandonada - 2005) foi exibido na Sessão 'Um certo olhar' (Un Certain Regard).
O filme tem áudio em cingalês e se passa no Sri Lanka. A partir de imagens poéticas, desenvolve-se a narrativa de um grupo de personagens: um soldado do exército que se sente culpado após matar um desconhecido, uma mulher em sua angústia e sexualidade extremas, uma criança que cresce em meio a uma região devastada pela guerra. Acima, imagens de cenas do filme.
  
A Fundação do Filme (La Film Foundation), fundada em 1990 por um grupo de oito diretores famosos, homenageou dois filmes indianos em 2005: Pather Panchali (A Canção da Estrada - 1955) e Le Fleuve (O Rio - 1951).
Pather Panchali (A Canção da Estrada - 1955) é o primeiro filme de uma trilogia, do diretor bengali Satyajit Ray, um dos diretores mais premiados da Índia. Conta a estória do jovem Apu, filho de uma família brâmane pobre do interior do Estado de West Bengal, na Índia. Acima, cenas do filme.
O filme Le Fleuve (O Rio - 1951), do diretor francês Jean Renoir, se passa na Índia colonizada pelos ingleses, e conta a estória de uma família inglesa que mora nas margens do Rio Ganges. Acima, algumas cenas do filme, que é um deleite visual.
O Pavilhão da Índia em Cannes, organizado pela Confederação Das Indústrias da Índia (Confederation of Indian Industry - CII) e pelo Ministério de Informação e Radiofusão, exibiu vários filmes da indústria cinematográfica indiana. Acima, foto da atriz Nandita Das no Pavilhão da Índia.