Festival de Cannes de 2000

A escritora ensaísta, novelista e roteirista Arundhati Roy foi chamada para ser jurada no Festival de Cannes de 2000. Acima, foto dela como membro do corpo de jurados.
 
Sessão de fotos do corpo de jurados, no dia 10 de maio de 2000. Da esquerda para a direita, a atriz alemã Barbara Sukowa, o diretor americano Jonathan Demme, a atriz e diretora francesa Nicole Garcia, o escritor francês Patrick Modiano, a escritora indiana Arundhati Roy, o diretor francês Luc Besson, a atriz espanhola Aitana Sanchez-Gijon, o ator inglês Jeremy Irons, a atriz inglesa Kristin Scott-Thomas e o diretor italiano Mario Martone.
Première do filme Vatel (2000), do diretor britânico Roland Joffé, na noite de 10 de maio. Acima, da esquerda para a direita, a atriz e diretora francesa Nicole Garcia, a escritora indiana Arundhati Roy, o diretor francês Luc Besson, a atriz inglesa Kristin Scott-Thomas, o ator inglês Jeremy Irons e a atriz espanhola Aitana Sanchez-Gijon.
Seus livros têm como tema a justiça social e a igualdade econômica. Ela escreve em inglês, e é uma ativista política na Índia. A militância de Arundhati vem de berço. Sua mãe, Mary Roy, é uma educadora indiana que sempre lutou pelo direito das mulheres. Acima, foto de Arundhati e de sua mãe, Mary Roy.
O marido da escritora, Pradip Krishen, é diretor, escritor, roteirista e militante ambientalista. Dirigiu um filme estrelado por Arundhati, In Which Annie Gives It Those Ones (1989). Em 2006 escreveu o livro 'Árvores de Delhi: um guia de campo' (Trees of Delhi: A Field Guide), que teve sucesso de público e crítica. Acima, Pradip Krishen.
Seu primeiro romance, publicado em 1997, 'O Deus das pequenas coisas' (The God from small things), deu a ela o Prêmio Man Booker (Man Booker Prize).
No seu segundo livro, 'O custo de viver' (The Cost of Living ), ela critica os testes nucleares realizados pelo governo indiano, e o projeto de construir uma represa no Rio Narmada, na Índia (Narmada Dam Project).
Além de romances, Arundhati Roy escreve roteiros e ensaios políticos. Em 1989, ela escreveu o roteiro de um filme no qual ela mesma atuou, In Which Annie Gives It Those Ones. Dirigido pelo marido Pradip Krishen, teve a participação dos atores Arjun Raina, Shahrukh Khan e Roshan Seth.
 
O filme foi a estréia do astro Shahrukh Khan como ator. Conta a vida e a rotina de estudantes de Arquitetura, no último ano de faculdade. Ganhou 2 prêmios na cerimônia do National Film Awards. Acima, Arundhati Roy.
 
Em um de seus ensaios políticos, 'Caminhando com os companheiros' (Walking With The Comrades), ela analisa a luta dos militantes maoístas nas florestas centrais da Índia. O ensaio foi escrito para a Revista Outlook, em 29 de março de 2010. Acima, foto de Arundhati Roy entrevistando os resistentes, nas florestas da cidade de Dantewada, no Estado de Chhattisgarh.