
A escritora ensaísta, novelista e roteirista Arundhati Roy foi chamada para ser jurada no Festival de Cannes de 2000. Acima, foto dela como membro do corpo de jurados.




Seus livros têm como tema a justiça social e a igualdade econômica. Ela escreve em inglês, e é uma ativista política na Índia. A militância de Arundhati vem de berço. Sua mãe, Mary Roy, é uma educadora indiana que sempre lutou pelo direito das mulheres. Acima, foto de Arundhati e de sua mãe, Mary Roy.
O marido da escritora, Pradip Krishen, é diretor, escritor, roteirista e militante ambientalista. Dirigiu um filme estrelado por Arundhati, In Which Annie Gives It Those Ones (1989). Em 2006 escreveu o livro 'Árvores de Delhi: um guia de campo' (Trees of Delhi: A Field Guide), que teve sucesso de público e crítica. Acima, Pradip Krishen.
Seu primeiro romance, publicado em 1997, 'O Deus das pequenas coisas' (The God from small things), deu a ela o Prêmio Man Booker (Man Booker Prize).
No seu segundo livro, 'O custo de viver' (The Cost of Living ), ela critica os testes nucleares realizados pelo governo indiano, e o projeto de construir uma represa no Rio Narmada, na Índia (Narmada Dam Project).
Além de romances, Arundhati Roy escreve roteiros e ensaios políticos. Em 1989, ela escreveu o roteiro de um filme no qual ela mesma atuou, In Which Annie Gives It Those Ones. Dirigido pelo marido Pradip Krishen, teve a participação dos atores Arjun Raina, Shahrukh Khan e Roshan Seth.




Sessão de fotos do corpo de jurados, no dia 10 de maio de 2000. Da esquerda para a direita, a atriz alemã Barbara Sukowa, o diretor americano Jonathan Demme, a atriz e diretora francesa Nicole Garcia, o escritor francês Patrick Modiano, a escritora indiana Arundhati Roy, o diretor francês Luc Besson, a atriz espanhola Aitana Sanchez-Gijon, o ator inglês Jeremy Irons, a atriz inglesa Kristin Scott-Thomas e o diretor italiano Mario Martone.

Première do filme Vatel (2000), do diretor britânico Roland Joffé, na noite de 10 de maio. Acima, da esquerda para a direita, a atriz e diretora francesa Nicole Garcia, a escritora indiana Arundhati Roy, o diretor francês Luc Besson, a atriz inglesa Kristin Scott-Thomas, o ator inglês Jeremy Irons e a atriz espanhola Aitana Sanchez-Gijon.







O filme foi a estréia do astro Shahrukh Khan como ator. Conta a vida e a rotina de estudantes de Arquitetura, no último ano de faculdade. Ganhou 2 prêmios na cerimônia do National Film Awards. Acima, Arundhati Roy.


Em um de seus ensaios políticos, 'Caminhando com os companheiros' (Walking With The Comrades), ela analisa a luta dos militantes maoístas nas florestas centrais da Índia. O ensaio foi escrito para a Revista Outlook, em 29 de março de 2010. Acima, foto de Arundhati Roy entrevistando os resistentes, nas florestas da cidade de Dantewada, no Estado de Chhattisgarh.