Festival de Cannes de 2003



 
Por sua atuação em Devdas (2002), a atriz Aishwarya Rai foi convidada para ser jurada em Cannes em 2003. Sessão de fotos da tarde do dia 14 de maio.
Acima, vê-se alguns membros da mesa de jurados do Festival: as atrizes Aishwarya Rai, Meg Ryan e Karin Viard, e o diretor de teatro e cinema Patrice Chéreau.
A atriz Aishwarya Rai, o escritor Erri De Lucca e o diretor Steven Soderbergh, do filme Traffic (2000), na première do filme Fanfan La Tulipe (Fanfan, o sedutor - 2003), do diretor francês Gérard Krawczyk, que foi encenado em 14 de maio, na noite de abertura do Festival de Cannes de 2003. 
A atriz numa festa em homenagem ao cinema de Bollywood, realizada na noite do dia 14 de maio. Estavam presentes no evento os diretores Subhash Ghai, Shekhar Kapur, Kaizad Gustad e Bobby Bedi.
Além deles, o evento foi prestigiado pelo ator Vivek Oberoi e as atrizes Hema Malini, Shilpa Shetty e Preeya Kalidas.
Aishwarya Rai e Vivek Oberoi,  na época namorado da atriz, em Cannes.
 
O cineasta Patrice Chéreau, que dirigiu o filme La Reine Margot (A Rainha Margot - 1994), e a atriz Aishwarya Rai, na première do filme Matrix Reloaded (2003), dos diretores americanos Laurence Wachowski e Andrew Paul Wachowski, no dia 15 de maio. 
Acima, a atriz participou da première do filme Les Égarés (Os desviados - 2003), do diretor francês André Téchiné, no dia 16 de maio.
A atriz Aishwarya Rai numa sessão de fotos para a divulgação do filme Bride & Prejudice (Noiva & Preconceito - 2004), da diretora Gurinder Chada.
Acima, Aish com a diretora Gurinder Chada. A sessão de fotos ocorreu no dia 17 de maio.
 
 
A atriz durante a cerimônia de premiação do Cavaleiro Das Artes e Das Letras (Chevalier Des Arts et Des Lettres Award Ceremony), realizada em 18 de maio de 2003.
 
No dia 19 de maio foi a première do filme Dogville (2003), do diretor dinamarquês Lars Von Trier, na qual a atriz vestiu um saree verde, muito criticado pelos estilistas.
Acima, foto da atriz com a mãe, a dona-de-casa Vrinda Rai, na première de Dogville (2003).
 
 
No dia 22 de maio Aish participou do evento para arrecadar fundos para a luta contra a Aids, realizado no Le Moulin de Mougins, patrocinado pela Fundação AMFAR Aids Research.
 
Aishwarya Rai na cerimônia de fechamento do Festival de Cannes, realizada no dia 25 de maio.
Em Cannes, os artistas se hospedam em luxuosos hotéis. Acima, Aish em frente ao Hotel Ritz.
Embora o Festival de Cannes de 2003 tenha tido a presença maciça da atriz Aishwarya Rai em várias ocasiões, a participação indiana não se limitou a ela. O filme indiano Arimpara (2003) foi exibido na Sessão 'Um certo olhar' (Un Certain Regard).
Arimpara (2003) tem áudio em malayalam, é um filme dirigido por Murali Nair, que foi jurado em Cannes em 2002, e sempre tem seus filmes exibidos no Festival. Acima, cena do filme.
Outro diretor que teve seu trabalho divulgado em Cannes foi
Vimukthi Jayasundara. Ele nasceu no Sri Lanka e estudou no Instituto de Filme & Televisão de Puna, no Estado de Maharashtra, na Índia. Acima, foto do diretor.
O curta-metragem Vazio pelo Amor (Vide Pour L'amour - 2002) foi escolhido para ser exibido na Seleção Cinéfondation do Festival de Cannes de 2003. O filme tem como tema a busca pelo amor de homens e mulheres na França e no Sri Lanka. Acima, cena do filme.
 
O filme Wekande Walauwa (A Mansão do Lago - 2002), do diretor Lester James Peries, foi exibido na sessão de filmes fora da competição (Hors Compétition). Seu filme tem áudio em cingalês, e retrata o declínio de uma família de classe alta no Sri Lanka. Acima vê-se imagens de algumas cenas do filme.
Acima, foto do diretor Lester James Peries, que também nasceu no Sri Lanka. Na mesma sessão, de filmes fora da competição (Hors Compétition), foi exibido um documentário em homenagem ao diretor, Lester James Peries Cineaste D'un Autre Temps (Lester James Peries, cineasta de um outro tempo - 2003), do diretor francês Julien Plantureux.
Por fim, na Quinzena dos Diretores (Quinzaine des Réalisateurs), o filme Osama (2003), do diretor afegão Siddiq Barmak, foi exibido e aclamado pela crítica.
 
Ganhou 3 prêmios no Festival de Cannes de 2003: AFCAE Award, Cannes Junior Award e Menção Especial pela Câmera de Ouro (Caméra D'Or). Acima, duas cenas do filme.
 
 
 O filme conta a estória de uma menina que se disfarça de garoto, para poder sobreviver no Afeganistão durante o regime do taliban, pois durante esse período as mulheres foram proibidas de trabalhar e sair de casa sozinhas, sem um parente do sexo masculino. Acima, cena do filme.