Festival de Cannes de 2002


A Ministra de Informação e Radiofusão Sushma Swaraj foi à Cannes para promover a Indústria Cinematográfica indiana. O governo indiano alugou um pavilhão maior, no qual foram exibidos vários filmes, e uma delegação de diretores e produtores mostraram seus produtos durante o Mercado do Filme (Le Marché du Film).
Um dos filmes exibidos no Mercado do Filme (Le Marché du Film) foi Bend it like Beckham (Chute como Beckham/Driblando o destino - 2002), da diretora Gurinder Chada. Acima, ela comemora o sucesso do filme, junto ao produtor Deepak Nayar.
 
Nomes da indústria do entretenimento indiana, tais como Yash Chopra, Yash Johar, Karan Johar, Subhash Ghai, Ramesh Sharma, Uma Gajapati Raju, Ronnie Screwvala, Amit Khanna, Shekhar Kapur, Smita Thackeray e Sandeep Bedi visitaram o Mercado do Filme (Le Marché du Film). A aliança Índia e França foi significativa em 2002. Na foto acima, a Ministra Sushma Swaraj e o produtor Yash Johar na festa da delegação indiana.
O produtor Yash Johar e o diretor Yash Chopra na festa patrocinada pela Embaixada Indiana.
Na foto, o diretor Karan Johar e o produtor Yash Johar com a Embaixatriz da Índia na França, Savitri Kumadi.
A atriz Preity Zinta, o diretor Shekhar Kapur e o Primeiro Secretário (Cultura) Sanjay Panda.
 
O premiado diretor malayalam Murali Nair foi convidado para fazer parte dos jurados da Câmera de Ouro (Caméra D'Or Jury).
 
 
 Nas fotos acima, a atriz Aishwarya Rai e o ator Shahrukh Khan, além do diretor Sanjay Leela Bhansali, pousaram para uma sessão de fotos, para a divulgação do filme Devdas (2002).
A sessão de fotos ocorreu na tarde do dia 23 de maio, pouco antes da estréia do filme em Cannes.
 
A atriz Aishwarya Rai, o ator Shahrukh Khan e o diretor Sanjay Leela Bhansali foram participar da première do filme Devdas (2002), encenado na noite de 23 de maio.
 
Devdas (2002) foi encenado no circuito de filmes fora da competição (Hors Compétition), que exibe filmes significativos da produção cinematográfica mundial, mas que não estão concorrendo à Palma de Ouro. 
 
 
Desde então, a atriz Aishwarya Rai é presença garantida em Cannes todos os anos, exibindo os mais variados modelos de estilistas renomados.
 
O filme do diretor indiano Manish Jha, A very very silent film (Um filme muito, mas muito silencioso - 2001), ganhou o Prêmio do Jure (Prix Du Jury) na categoria de melhor curta-metragem, junto com a animação canadense The Stone Of Folly (A pedra de Folly - 2002), do diretor Jesse Rosensweet. Na foto acima vê-se uma cena do curta.
 
O jovem diretor de 23 anos, Manish Jha, sempre foi apaixonado por cinema, e seu curta retrata a exploração das mulheres pela sociedade.
O filme Khoj (À procura - 2002), do diretor Tridib Poddar, foi exibido na Seleção Cinéfondation do Festival de Cannes de 2002. Acima vê-se uma cena do filme.
Tridib Poddar foi aluno do famoso Instituto de Filme & Televisão Satyajit Rai, em Kolkata, no Estado de West Bengal, na Índia.
A Seleção Cinéfondation ocorre paralela à mostra oficial do Festival de Cannes, e procura apoiar diretores ao redor do mundo. Na foto acima, vê-se os diretores Manish Jha e Tridib Poddar na Festa da Cinéfondation.
 
A partir do sucesso adquirido em Cannes, Manish Jha conseguiu verba para produzir o longa-metragem Matrubhoomi - A Nation Without Women (Matrubhoomi - Uma Nação Sem Mulheres), de 2003, que fala sobre o extermínio de fetos femininos nas regiões rurais da Índia.
O diretor bengali Tareque Masud foi reconhecido no Festival. O filme Matir Moina (O pássaro de barro - 2002) ganhou o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema FIPRESCI (Fédération Internationale de la Presse Cinématographique), dado a novos diretores talentosos.
 
 
Matir Moina (O pássaro de barro - 2002) foi exibido na Quinzena dos Diretores (Quinzaine des Réalisateurs), e retrata com autenticidade e delicadeza a luta de Bangladesh pela democracia, após se separar do Paquistão na década de 1960.
Acima estão o diretor Tareque Masud e sua esposa Catherine Masud. Eles são diretores que moram em Dhaka, capital de Bangladesh.
 
Além de Bend it like Beckham (Chute como Beckham/Driblando o destino  - 2002), o Mercado do Filme (Le Marché Du Film) exibiu mais 2 títulos do cinema indiano: Bollywood Hollywood (2002), da diretora Deepa Mehta, e Bollywood Qüeen (Rainha de Bollywood - 2002), do diretor Jeremy Wooding.
 
O Mercado do Filme (Le Marché du Film) ocorre junto ao Festival de Cannes, e mostra a produção cinematográfica de vários diretores do mundo, para possíveis compradores. Acima a atriz Lisa Ray em cena do filme Bollywood Hollywood (2002).
Bollywood Qüeen (Rainha de Bollywood - 2002) é estrelado pelo ator James McAvoy e pela atriz Preeya Kalidas.
As atrizes Preeya Kalidas e Ayesha Dharker são estrelas do musical do diretor Andrew Lloyd Weber, Bombay Dreams (Sonhos de Bombay - 2002). Acima cena do filme Bollywood Qüeen (Rainha de Bollywood - 2002), com Preeya Kalidas e James McAvoy. 
Ayesha Dharker também participou de um outro filme exibido em Cannes, Star Wars Episode II Attack Of The Clones (Guerra Nas Estrelas Episódio II O Ataque Dos Clones - 2001), do diretor George Lucas.
Star Wars Episode II Attack Of The Clones (Guerra Nas Estrelas Episódio II O Ataque Dos Clones - 2001) foi exibido no circuito de filmes fora da competição (Hors Compétition), assim como Devdas (2002). Ayesha Dharker fez o papel da Rainha Jamillia, de Naboo. Acima vê-se a foto do personagem da atriz.
O diretor Raj Kapoor foi homenageado no circuito que ocorreu paralelo ao Festival (Autour de la Sélection). Três filmes dele foram exibidos: Aag (Fogo - 1948), Barsaat (Chuva - 1949) e Awaara (O Vagabundo - 1951).
Acima, a esposa do falecido diretor Raj Kapoor, Krishna Kapoor, com as filhas Rima e Ritu Nanda, a Ministra Sushma Swaraj e a Embaixatriz Savitri Kumadi, na exibição do filme Awara (O Vagabundo - 1951) em Cannes.