Festival de Cannes de 2001


O filme Pattiyude Divasam (Um dia de cão - 2001), do diretor Murali Nair, foi exibido na Sessão 'Um certo olhar' (Un Certain Regard), no Festival de Cannes de 2001. Acima vê-se uma cena do filme.
 
O filme é uma comédia política com áudio em malayalam, e conta a estória da vida dos moradores de uma província no interior do Estado de Kerala, na Índia. Na foto acima, cena do filme.
 
Foi a terceira vez que o diretor Murali Nair teve seu trabalho exibido em Cannes. Os filmes dele têm tema social e se passam na Índia rural. Acima, foto do diretor ao ser premiado em Cannes pelo filme Marana Simhasanam (O trono da morte - 1999).
 
Seu filme anterior, Marana Simhasanam (O trono da morte - 1999), foi exibido na mesma sessão do Festival de Cannes de 1999 e ganhou o Prêmio da Câmera de Ouro (Caméra D'Or). Acima, cena do filme.
O curta-metragem Oru Neenda Yathra (Uma longa jornada - 1996) foi exibido no Festival de Cannes de 1996. Tem como tema os conflitos religiosos ocorridos na Índia e sua relação com a política. Na foto acima, vê-se o diretor Murali Nair.