quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Brick Lane ব্রিক লেন

Brick Lane
Em bengali: ব্রিক লেন
O despertar da mulher numa comunidade bengali
Elenco: Tannishtha Chatterjee, Satish Kaushik, Christopher Simpson , Bijal Chandaria, Naeema Begum, Lana Rahman, Lalita Ahmed.
Gênero: Drama.
Áudio em bengali e inglês, legendas em inglês ou português/
dublado em português
Brick Lane é sem dúvida um dos melhores filmes que eu já assisiti. Foi dirigido por Sarah Gavron, e é baseado no romance de mesmo nome da escritora Monica Ali, que nasceu em Bangladesh e foi criada na Inglaterra. Sarah Gavron foi indicada ao prêmio de melhor diretora debutante no BAFTA Awards. No British Independent Film Awards concorreu ao prêmio de melhor diretora, e a atriz Tannishtha Chatterjee concorreu ao prêmio de melhor atriz. Nazneen (Tannishtha Chatterjee) é uma garota que nasceu na região rural de Bangladesh. Sua mãe morreu quando ela ainda era criança, deixando ela e a irmã com o pai.
Brick Lane é o nome da rua principal onde mora a comunidade bengali em Londres, na parte leste da cidade. Ela se casou ainda adolescente, num casamento arranjado, com um homem mais velho que vivia em Londres, Chanu Ahmed (Satish Kaushik). Nazneen e Chanu têm uma relação sem amor. Ela só fica em casa, cuidando das filhas e do marido.
As correspondências que recebe da irmã a fazem sonhar com uma vida mais livre. Quando as filhas são quase adolescentes, e a família passa por dificuldades financeiras, ela decide voltar a trabalhar. Começa a costurar por encomenda, a fazer bainhas em calças jeans. O rapaz que leva as peças de jeans para ela se chama Karim (Christopher Simpson). Tem aproximadamente a idade dela. Karim e Nazneen se apaixonam, e ele pede a ela que se divorcie para ficar com ele. Eles têm um caso, e nesse momento ocorrem os ataques do 11/9 e o aumento do ódio racial em Londres.
Chanu decide voltar para Bangladesh, mas as filhas do casal não querem deixar Londres. Karim se torna um militante muçulmano, e o filme, através dos dramas pessoais dos personagens, analisa o contexto político vivido pela comunidade muçulmana na Inglaterra após os atentados de 2001.
B

B
"Nazneen: Sempre pensei, "Não vou me
casar e ir para muito longe".
"Não irei mais longe
do que estes arrozais".
Mas a nossa mãe nos disse que não
devemos fugir do nosso destino.
O que não pode ser
mudado deve ser suportado.
A provação da vida é resistir.
Amma (mãe).
Hasina: Nazneen, venha brincar.
Nazneen: Mas a nossa mãe não pôde resistir.
Mãe.
Ninguém mencionou o fato da nossa mãe
estar morta, e me lembrei dela dizendo:
"Se Allah quisesse que fizéssemos
perguntas, nos teria feito homens".
O nosso destino foi então decidido.
Pai: Por que estão aqui? Vá, vão para dentro!
Nazneen: Fiquei grata quando o meu pai me escolheu
um homem culto que vivia no exterior.
A minha irmã ficaria. Eu iria.
A sua alma pode se dispersar num arrozal.
A gente consegue sentir a terra
sob os dedos dos pés,
e saber que este é o lugar,
o lugar em que a terra começa e acaba.
Mas o que se pode dizer
a uma pilha de tijolos?
Penso na minha irmã.
Penso no meu país.
O meu marido me prometeu
que voltaríamos para casa em breve".