quarta-feira, 16 de julho de 2008

Ae Fond Kiss - Um beijo carinhoso

Ae Fond Kiss - Um beijo carinhoso
Guerra religiosa silenciosa ameaça o amor de dois jovens
Elenco: Atta Yaqub, Eva Birthistle, Shamshad Akhatar, Shabana Bhaksh, Ghizala Avan, Ahmad Riaz, Sunna Mirza.
Gênero: Drama Social, Romance.
Áudio em inglês e punjabi, legendas em inglês ou português.
Filme dirigido por Ken Loach. O título original desse filme faz referência ao poema de Robert Burns, intitulado Ae Fond Kiss. O texto foi escrito em 1791 e fala sobre pessoas amadas que somos obrigados a abandonar. O filme faturou prêmios em festivais pelo mundo, inclusive o César (considerado o Oscar Francês) de melhor filme da União Européia em 2004.
Ae Fons Kiss (Um beijo carinhoso - 2004) narra a estória de amor entre uma jovem irlandesa católica, Roisin (Eva Birthistle) e um rapaz muçulmano descendente de paquistaneses. Casim (Atta Yaqub) é filho de emigrantes paquistaneses, nasceu e foi criado na Grã-Bretanha, junto com sua irmã, Tahara (Shabana Bhaksh). Apesar de pertencerem à uma família oriental, ambos têm costumes e um estilo de vida ocidental. A família deles ainda tenta viver como se estivesse no Paquistão.
Casim é DJ numa boate em Glasgow, Escócia. Sua irmã, Tahara, estuda numa escola católica. Por baixo do aparente pluralismo cultural e religioso da cidade, nas escolas sempre acontecem brigas por causa de diferenças religiosas, culturais ou raciais. A convivência entre as diferentes comunidades é superficial, pois elas não se misturam.
Em casa, a família de Casim fala punjabi e tenta cultivar as tradições. Obedecem ao princípio do Izzat (honra, dever), segundo o qual uma família deve viver para ser honrada pela comunidade. Os pais de Casim já arranjaram o casamento dele com uma prima que vive no Paquistão, Jasmine (Sunna Mirza), que ele sequer conhece.
Um dia ele encontra Roisin, que é professora de música na escola onde Tahara estuda. Ela é irlandesa e católica. Os dois começam a se encontrar e se apaixonam. Quando eles decidem ficar juntos, começam a sofrer preconceitos das comunidades católicas e muçulmanas da Escócia.
A

A
"Este filme é dedicado
à memória de Martin Johnson.
"A Igreja diz aos fãs do Celtic: Não ao sexo
em Sevilha" (Celtic - time de futebol católico).
Tahara: Imaginem se eu juntar Cristãos,
o George Bush, o Papa,
Henrik Larsson (atacante do Celtic) e Willie the Janny,
todos numa só pessoa. Vocês iriam rir.
Por quê? Porque isso é estúpido.
Mas isso é exatamente o que o Ocidente faz com o Islã,
como se um bilhão de Muçulmanos em 50 países,
com centenas de idiomas diferentes,
e incontáveis grupos étnicos fossem tudo a mesma coisa.
Falemos da minha família...
A minha irmã considera-se muçulmana em primeiro lugar,
e como tem uma veia política,
se declara como pertencendo à raça negra.
O meu pai está neste país
há mais de 40 anos,
e é 100% Paquistanês,
pelo menos é o que ele pensa.
Eu rejeito a definição ocidental de Terrorismo,
que exclui as centenas de milhares de vítimas
de Terror do Estado.
Eu rejeito a idéia ocidental de um moral elevado,
depois de dois dos maiores adoradores de Jesus
terem destroçado a carta das Nações Unidas.
Mas acima de tudo,
eu rejeito a simplificação ocidental
do Islamismo.
Eu sou de Glasgow (Escócia),
paquistanesa, adolescente, mulher...
...mulher descendente de muçulmanos,
que
apóia
o Glasgow Rangers (time de futebol protestante) numa Escola Católica.
Porque sou uma mistura deslumbrante, e tenho orgulho disso.
Eu desafio esta casa
a derrotar esta moção hipócrita.
Tragam aqui, sim!
Aluno: Olhe para o seu estado, colega! Celtic (time de futebol católico)! Yeah!
Turma: Mostra os seios! Mostra os seios! Mostra os seios!
Casim: Olha, te ligo mais tarde.
Tahara: Vejam se crescem.
Me dá a minha mochila.
Casim: O que está acontecendo aqui?
Aluno: Outro maldito cocô.
Casim: Cale a boca! Desaparece!
Tahara: Fodam-se. Onde está minha blusa? Vamos, me dê isso.
Aluno: Não há nada pior do que um Paqui arrogante!
Casim: O quê?
Aluno: Paqui Hun arrogante! (Hun - torcedor do Glasgow Rangers)
Tahara: Mê dê isso!
Aluno: Aqui vamos nós!
Você, vem cá!
Vamos lá, então!
Casim: Entra no carro. Se acalma e entra.
Aluno: Sim, ligue o motor!
Tahara: Filhos da puta!
Os babacas já começaram.
Casim: Olha, você se acalme.
Tahara: Oh, seu nojento de merda!
Casim: Fique calma, Tahara!
Volta, Tahara!
Volta aqui!
Tahara: Eu vou te matar!
Inspetor: Não pode correr no corredor!
Tahara: Vou te pegar!
Casim: Volta, Tahara!
Inspetor: Volta, volta aqui! Parem!
Tahara: Vou matar você!
Casim: Tahara!
Inspetor: Oi!
Pára!
Vejam por onde andam.
Por Deus, saiam do caminho.
Aluno: Merda. Ouçam, vão para direita.
Vão para direita.
Tahara: Vou chutar suas bolas!
Inspetor: Viram para onde eles foram?
Alunos: O quê, senhor?
Inspetor: Os garotos que passaram
correndo, agora mesmo.
Alunos: Subiram as escadas, senhor.
Subiram por ali, certo!
Roisin: O que está acontecendo?
Dá licença.
Tahara!
Dá licença!
Obrigado!
Casim: Fique calma.
Roisin: Vocês dois podem se sentar agora?
Obrigado. E vocês dois, lá para fora!
Aluno: A culpa não foi nossa...
Roisin: O que pensam que estão fazendo?
Aluno: Não acontecerá de novo, colega.
Roisin: Não quero saber, Dan. Saia daqui.
Você também pode me esperar.
Saia daqui, agora.
Você está bem?
Quer ficar com ele?
Tahara: Este é o meu irmão.
Ele só veio me buscar.
A culpa não foi dele.
Roisin: Acho que eles te insultaram.
Tahara: Mais ou menos.
Roisin: Eles pareciam
assustadores.
Tahara: Peço desculpas, senhorita.
Roisin: Tudo bem.
Casim: Anda, vamos embora.
Roisin: Cuidado, não deixe isso cair.
Casim: Desculpe.
Anda, vamos embora.
Roisin: Certo, Jaqueline.
Vamos continuar a aula.
Tem uma competição para ganhar.
OK?
Jaqueline: Está bem".

4 comentários:

Unknown disse...

Gostei desse!
Polêmico, romântico...
=)

Everyn Palhares disse...

Oi Alessandra...Primeiro lugar, parabéns pelo blog...mto bacana, útil e informativo...=)
Bem, sobre AE FOND KISS eu sou suspeita de falar pq eh meu 'filme de cabeceira'...jah assisti mais de 500 mil vezes e nunca me canso...mesmo pq minha historia eh a mesma...Amoooooo de paixão...
E tenho uma sugestão pra vc...Os filmes iranianos são maravilhosos...Assisti um essa semana q vc deve conhecer e vale a pena ser citado pq eh simplesmente MARAVILHOSO (concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro, inclusive com Central do Brasil) que é FILHOS DO PARAÍSO (Childrens Of Heaven é o título original)...=)

Bjus e mais uma vez parabéns!!!

Alessandra Efrem disse...

Oi, obrigado pelos comentários de todas vcs. Esse filme foi muito bem feito, é um dos melhores do Ken Loach. Sobre o cinema iraniano, é mais fácil de encontrar no Brasil DVDs de filmes iranianos que do cinema indiano. Então meu blog é sobre o cinema indiano, não apenas sinopses dos filmes, mas divido com vocês informações importantes sobre o diretor, história e todo o contexto em que o filme foi concebido.

Unknown disse...

Gostaria muito de assitir este filme onde posso encontrar o DVD dele. por favor
alcidene.nascimento@hotmail.com