terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Guru गुरू گُرُو

Guru (filme de época)
Em hindi: गुरू
Em urdu: گُرُو
Ele veio de uma aldeia pobre e construiu um dos maiores impérios da Índia
Elenco: Aishwarya Rai, Abhishek Bachchan, Madhavan, Vidya Balan, Sachin Khedekar, Mithun Chakraborty, Arjan Bajwa, Mallika Sherawat, Arya Babbar, Roshan Seth.
Gênero: Drama Biográfico, Romance.
Áudio em hindi, legendas em inglês ou português.
Filme dirigido por Mani Ratnam, foi o quinto e último filme estrelado pelo casal Aishwarya Rai e Abhishek Bachchan, antes deles se casarem em 2007. Os outros 4 foram: Dhaai Akshar Prem Ke (O amor tem duas letras - 2000), Kuch Naa Kaho (Não Diga Nada - 2003) , Umrao Jaan (2006) e Dhoom 2 (2006).
A atriz Aishwarya Rai já havia trabalhado com o diretor Mani Ratnam em seu filme de estréia, Iruvar (1998), feito em tamil. Nele a atriz provou seu talento ao atuar como a amante de um político indiano. Dessa vez ela foi convidada para um papel totalmente oposto, o da esposa tradicional de um mega industrial.
Inspirado na vida de um grande industrial indiano, Dhirubhai Ambani, fundador do Grupo de Indústrias Reliance, que em 30 anos se tornou um dos homens mais ricos do mundo, e em 2007 sua fortuna foi avaliada em 6 bilhões de dólares.
Abhishek Bachchan atua como Gurukant Desai, um indiano do interior do Estado de Gujarat, que, após repetir de ano na escola, resolve largar os estudos e ir trabalhar na Turquia.
Nesse novo país, ele descobre seu talento como vendedor, e em pouco tempo é promovido no emprego. Mas ele recusa o novo cargo, e resolve voltar para seu país, com o objetivo de montar seu próprio negócio.
Na viagem de volta para sua aldeia, ele encontra Sujata (Aishwarya Rai) dentro do trem.
Ela senta-se perto e começa a chorar. Fica claro que ela pretendia fugir com o namorado, que mudou de idéia no último momento. Guru desce na primeira estação, encontra alguns homens procurando a menina, e revela seu paradeiro. Quando chega em sua cidade, ele resolve se casar para conseguir a parte que falta de capital para iniciar seu comércio.
Fica sabendo que um bom dote está sendo oferecido para quem se casar com a irmã de um amigo, Jignesh (Arya Babbar), e resolve procurar o pai da moça (Sachin Khedekar). Ao chegar na casa do amigo, fica surpreso ao encontrar Sujata de novo, e descobre que ela é a irmã do amigo, cujo pai está oferecendo um dote valioso, para que o novo marido esqueça seu passado com o ex-namorado que a abandonou. Ela inicialmente o recusa, mas pouco tempo depois aceita o casamento. Após a cerimônia, eles se mudam para Mumbai e ele tenta se estabelecer no comércio de tecidos, tendo o amigo Jignesh como sócio. As dificuldades encontradas são enormes, pois Guru descobre que somente ricos têm permissão para negociar em Mumbai.
Para quebrar essa proibição velada, consegue o apoio da imprensa, com o jornalista Manik Das Gupta (Mithun Chakraborty), que simpatiza com a persistência de Guru.
Aos poucos, seu comércio de tecidos prospera, e novas fábricas são abertas. Ele inicia o Grupo Shakti Polyester, e sua riqueza desperta o ciúme e a desconfiança dos setores da imprensa, que antes o apoiava.
O jornalista Manik Das Gupta pede a um funcionário, Shyam Saxena (Madhavan), que pesquise a origem do crescimento vertiginoso da Shakti Polyester, e o seu jornal publica uma série de reportagens sobre as falcatruas de Guru. Ele acaba doente com tanta exposição sofrida na mídia, e tem uma paralisia parcial do corpo. O Governo da Índia abre 29 processos contra ele, por quebrar uma variedade de leis. Se tais processos forem provados, ele pode terminar perdendo toda a sua fortuna.GPor esse filme, Aishwarya Rai foi indicada para os prêmios de melhor atriz no IIFA, Zee Cine Awards e Fair One Filmfare Awards de 2008. No Fair One Filmfare Awards de 2008, Guru ganhou o prêmio de melhor direção de arte (Samir Chanda), melhor coreografia (Saroj Khan), melhor trilha sonora (A.R.Rahman), entre outros.


G
Música Mayya
(Mayya significa água em árabe, e a inspiração para a música surgiu durante uma viagem à Meca, realizada pelo compositor A.R.Rahman. Ele ouviu essa palavra várias vezes, repetida por um homem à beira de um rio)   
"Você é um oceano azul
Você é um oceano azul
Eu sou uma praia de areia
Eu sou uma praia de areia
Me abraça
Estou com sede
há muito tempo
Em um acordo
com a noite
Foram usadas
moedas de lua
Se você quiser,
beije a lua
Em um acordo
com a noite
Foram usadas
moedas de lua
Se você quiser,
beije a lua
Temos de chegar
ao final
Dentro do barco
de lua
Reme lentamente
Senão o oceano
pode derramar-se
Vamos escolher
estrelas rosadas
Vamos escolher a dor
do esconderijo do corpo
Vamos escolher
estrelas rosadas
Vamos escolher a dor
do esconderijo do corpo
Quando o mar acorda
e abraça a praia
Cresce em ondas
e beija sua testa
Estou guardando o seu
fôlego em meu coração
Estou passando
as noites
Virando de um lado
para o outro
Uma fumaça está
crescendo em meu coração
O que está escrito nas
paredes do meu coração?
Uma fumaça vagarosa,
suave e fraca
O que essa fumaça quer
dizer o tempo todo?
Nós temos de chegar ao final
num barco de nuvens".
G

G
Música Tere Bina
(Sem você)
"Sujata: Isso é verdade?
Oh meu amor
Como posso viver sem você?
Oh meu amor
Como posso viver sem você?
Sem você as noites são sem cores e
não têm sabor, oh meu amor
Sem você as noites são sem cores e
não têm sabor, oh meu amor
Sinto como se estivesse doente
Embora eu tente, isso
não acaba
Sem você as noites são sem cores e
não têm sabor, oh meu amor
Sem você as noites são sem cores e
não têm sabor, oh meu amor
Não vai embora, pelo meu bem
Não vai embora
O seu amor te chama
Quando as chuvas vierem, vão
perguntar por você. Não vai
As noites são descoloridas
e sem sabor
As noites não passam
Sem você as noites não passam
Meu amor, não passam
Não passam, as noites
não passam
Sem você as noites são sem cores e
não têm sabor, oh meu amor
Sem você, sem você o brilho
da lua é falso
Todo o seu brilho dourado é falso,
como poeira em meus olhos
Sem você o ouro é sem valor
Quando você está presente,
tudo é maravilhoso
Vem, não consigo passar
essa noite
Sem você as noites são sem cores e
não têm sabor, oh meu amor
Sem você as noites são sem cores e
não têm sabor, oh meu amor
Sinto como se estivesse doente
E as noites não passam
Sujata: Luta com o mundo inteiro,
mas não comigo.
Gurukant: Se você estiver comigo, eu
consigo vencer o mundo inteiro".

13 comentários:

Ibirá Machado disse...

Olá Alessandra, tudo bom? Acabo de indicar seu blog para o selo "Olha que blog maneiro". Entra lá no Cinema Indiano pra seguir as instruções de como receber esse selo!

Beijo

Unknown disse...

Oi Alessandra, gosto muito da cultura Indiana.....moro em Manaus Amazonas!!!!! e aqui eu e meu tio e amigos participamos ha muito tempo de um grupo indiano que dançamo. . .nos fazemos essas apresentações de março em diante até em setembro nos festivas que tem aqui na nossa cidade!!! e gostaria muito de saber se vc tem dvd´s com videos clipes indianos???
fico muito grata se vc me responder. . . brigada

Alessandra Efrem disse...

É só me mandar um email, alessandra2012@yahoo.com.br, que eu explico. E parabéns pelo grupo de dança de vcs, amo dança indiana!!

Unknown disse...

Olá gostei muito do seu blog muito bom...
queria saber como consigo esses filmes legendado em portugues?
desde já agradeço..

Alessandra Efrem disse...

Glicya, me manda um email: alessandra2012@yahoo.com.br, que eu te explico. Bjinhos!!

Unknown disse...

Oi alessandra seu blog é fantástico , adorei mesmo PARABÈNS....
Se não for pedir muito, tem como eu ver ou baixar esses filmes com legenda em português, já que aqui não passa mesmo nos canais de tv...
Ficou muito agradecida se puder me ajudar...

bjus um fim de semana maravilhoso e abençoadíssimo..

Nana Maria disse...

Olá Alessandra,

Adoro visitar seu Blog, esta de parabéns pela iniciativa. Nos possibilita acesso a Cultura indiana.

Sucesso!!!

Beijo

PSP BY EVE disse...

Olá,
Gostaria de saber como obter os filmes indianos com legenda em português, pois adoro os filmes e a cultura indiana.
Obrigada e tenha uma semana abençoada.
Beijos,
Eve Dias

Alessandra Efrem disse...

Eve, me manda um email, que eu te respondo. Fico feliz por terem gostado do meu blog, sinal de que meu trabalho está sendo reconhecido.

Unknown disse...

Boas, não consigo encontrar neum site ou blogue com torrentes de filmes Indianos com legendas. Existem muitos, mas são mesmo indianos, pode-se baixar filmes com torrente, mas não tem legendas pois são do seu proprio pais. Gostaria que alguem me desse uma ideia aonde posso encontrar alguns filmes e tambem legendas.Obrigado

O meu mail é (seven_xxx@hotmail.com)

Unknown disse...

Olá Alessandra,
Descupe não ter dito antes do meu primeiro comentario que este blog está Excelente e se poder, continue este Ótimo trabalho (pois deve dar bastante trabalho)

sou Bruno Seven, e sou de Lisboa (Portugal)

Unknown disse...

Olá Alessandra, quero parabenizá-la pelo blog que é sensacional, adoro filme indiano e em especial o Abhishek e a Ashwaria. Estou na comunidade Quero cinema indiano no Brasil e está sendo ótimo conhecer essa cultura q tanto admiro mais de perto. Seu blog é sensacional e faço meu o pedido de nossa colega sobre o podermos baixar esses filmes legendados em portugues! Beijos e muito agradecida.

Unknown disse...

Olá!Alessandra. A cultura indiana é fascinante e seu blog é um ótimo meio, pelo qual podemos aprender mais sobre esse povo.. um trabalho maravilhoso, não poderia deixar de comentar.. pena não achar os filmes com legendas em português